Como Jogar Driedel - Vamos?!




   
    Depois da postagem da festa de Chanukah, muita gente me perguntou como funciona o jogo de Driedel, um dos costumes da festa. então la vai hein:
   O jogo de Dreidel nada mais é que um jogo onde um pião de quatro lados dita a regra, é super fácil e é um jogo comum mas bem tradicional na festa de Chanukah, mas primeiro vamos saber porque ele existe. "Detalhes de Chanukah vem aqui."
    No domínio do Rei Antiocus sobre Israel, o império proibiu que os judeus fizessem suas praticas, ou seja cumprir os mandamentos que são suas leis.  Para se divertir foi feito esse jogo, um grupo de pessoas reunidas/ou prisioneiros o que para os soldados do império pareciam ser apenas pessoas apostando moedas, mas não percebiam que no pião tinham letras com profundos significados. Vejamos os significados das 4 letras do pião:
Nun: a primeira letra da palavra nês, que significa "milagre"· Gimel: a primeira letra da palavra gadol, que significa "grande"· Hei: a primeira letra de haiá, que significa "aconteceu" e· Shin: a primeira letra de sham, que significa "lá"  isso deveter chamado muito boas vibrações para que os judeus saíssem vitorioso, com o que parecia ser apenas uma brincadeira.

Vamos ao jogo

O Pião deve ter 4 lados e cada lado uma letra que tem uma ação especifica, elas são: 
ש Shin (“shtel” ou “depositar” em Ídiche) – Coloque uma ficha no monte.
נ Nun (“nisht” ou “nada” em Ídiche) – Não faça nada.
ג Gimmel (“gantz” ou “tudo” em Ídiche) – Pegue todas as fichas do monte.
ה Hei (“halb” ou “metade” em Ídiche) – Pegue metade das fichas do monte. Em caso de um número ímpar de fichas, arredonde para cima.
Obs:  Você pode aumentar as sentenças da regras mas tem especifica-las e fixa-las desde o inicio

Como se jogar..:
Chame seus amigos.
Ao inves de moedas colocaremos 100 balas no centro da mesa
Cada um rodar o pião em sua vez, cada qual em sua vez.  e vai fazendo a ação referente a qual foi a letra que o pião deu para vocês.

Exemplo: Se tem 100 balas , você rodou o pião e cai para vc o (נ ) você não faz nada simplesmente passando a vez, mas se foi a letra (ה) de100 balas no meio da meda 50 são suas...


E então gostaram na brincadeira...
É isso gente até a próxima.             

20 comentários:

  1. O jogo de Dreide é bem diferente, porém é bem divertida gostei muito de conhecer essa brincadeira, Midian bjs.

    ResponderExcluir
  2. Como é interessante não sabia sobre esses jogos, mas ouvi muito sobre a primeira letra da palavra nês, que significa milagre, mas eu já joguei quando criança uma brincadeira como esse, colocando a bala na mesa, tinha um pião, mas eu pensei que seria brincadeira de criança na época que não se tratava de um jogo, eu amei saber, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Sim a brincadeira deve ser muito legal, mostra pra gente como é.

    beijos

    ResponderExcluir
  4. oi
    Não conhecia este jogo, parece ser bem interessante :D
    Vou convidar uns amigos para jogarem comigo ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  5. oi!
    Eu não conhecia este jogo, gostei da dica.
    Vou convidar a familia para Jogar Driedel :D
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Olá. Achei bem difícil, pode ser porque é novidade pra mim e não consegui pegar muito bem como se joga. Mas, eu tentaria.
    beijos.
    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Não conhecia o jogo, mas já adorei. É uma brincadeira interativa que podemos jogar com a família inteira e vamos nos divertir juntos. Gostei da ideia de jogar com balas (comida é meu fraco). Só quero saber onde arrumar um desses peões??!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São bem caros Alice, se vc não deseja ter um item Judaico em casa pode inprovizar um, pois você encontra moldes de Driedel para fazer com cartão na internet é fácil. Bjin!

      Excluir
  8. Tive que ir ler o post sobre a festa da Chanukah porque não tinha a mínima ideia do que era. heheh Muito interessante o contexto histórico do jogo, eu não conhecia, mas lembrei de um joguinho de dados que eu jogava quando moleque, onde cada número representava algo como no Driedel. Jogávamos valendo dinheiro heheh Uma merreca danada. O som do blog é incrível, vontade de ficar por aqui ouvindo.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querido Evandro.. o comum joguinho de dados historicamente tem origens nessa festa relacionado ao momento histórico que vivia a Grécia, Judeia e povos do mediterrâneo em geral... Obrigadão Pela visita!

      Excluir
  9. Bem divertida a brincadeira, gostei e tem também um belo significado as letras.

    ResponderExcluir
  10. Que interessante, não conhecia o jogo mas achei muito bacana conhecer um jogo novo! Parece bem divertido!!!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Midian, achei bem legal o jogo, a família aqui vai amar, beijos

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha ouvido falar neste jogo, mas achei bem interessante,é muito legal ver posts assim que trazem coisas novas para a gente, parabens pelo post,adorei haha

    ResponderExcluir
  13. Eu não conhecia esse jogo, jogar aqui na minha família vai ser zoeira total...:)

    ResponderExcluir
  14. Que interessante, nunca tinha ouvido falar deste jogo! Dado super bacana!Gostei de aprender sobre o jogo , me parece bem divertido!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, nunca tinha ouvido falar, mas adorei conhecer, bjs!

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Ótimo aprender outras culturas! Os símbolos para mim são difícies de memorizar rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Kelly não são símbolos são letras, mas você pode substituir por letras do português contanto que especifique regras a cada!

      Excluir