O que foi o Index e curiosidades.


 Olá Amigos! Temos nesse blog postagens 
"Fazendo se conhecer" E hoje temos:
O  que foi o Index? e curiosidades.
   Lembram que a algum tempo atras coloquei aqui no blog o que era a Torah "Em: A Torah é um livro diferente?" e citei a postagem uma  lista com a seleção de escritos de proibições chamadas index? Bem hoje vamos falar sobre ela.
    Sei que muita gente não se interessa por esse tipo de assunto, pois surgere religião, mas a internet é um  mundo que deve ser explorado para expor conhecimento parar todos os lados e amo compartilhar as coisas que leio e estudo, pois amo estudar. Então vamos lá.
Mas  que lista é essa INDEX?
  O nome é Index Librorvm Prohibitorum sua promulgação iniciou no Concilio de Tentro 300 anos antes da inquisição, onde muito livros foram proibidos aos intelectuais, alguns era retirados da lista quando revisados novamente, coisa que não ocorria com frequência entre os livros judaicos , muitos deles retirados da lista apenas em 1948 em virtude da criação do Estado Judeu "Israel". 
    Sabe-se que o lista original não é de fácil acesso, em 1990 pesquisadores entraram em contato com essa lista com autorização da Igreja e constatou-se a quantidade dos livros. 
    Existe na internet apenas a versão, traduzida em varias línguas, mas que você só encontra no Bookzz.org "coloquem na pesquisa do site Index Librorvm Prohibitorum
Mas a quem esses livros era proibidos? Apenas para os intelectuais?
   Sim! Infelizmente na Idade media muitas pessoas eram analfabetas, os estudos não tem a precisão de números, mas indicam que 80% da população mundial não sabia ler e escrever. Então a proibição era dada a igreja apenas aos abastados intelectuais da época 'os que sabiam ler' já que  os outros não tinha importância intelectual a ser debatida. 
Quais eram os livros Judaicos que estavam incluídos na "Lista INDEX" Livros proibidos para os intelectuais?
   Existem muitos nessa lista, até mesmo livros da própria Igreja eram colocados na lista, como tambem de adeptos ao cristianismo. 
    De livros Judaicos vou citar apenas o  Talmud  que é uma coletânea de livros chamados de  Torah Oral, nele contido o Mishná ( 200 a.C.)  Guemará ( 500 a.C.) Midrash (500. a.c) Totalizando 63 livros.
Porque esses livros estavam na lista dos livros proibidos?
   Ele preenche muitas lacunas deixadas na narrativa bíblica sobre eventos e personalidades que para muitos  que não conhecem o contexto hebraico da cultura da qual o mesmo foi escrito parecem ser apenas insinuados, e por ser de certa forma a base estrutural da narrativa que hoje comumente se conhece por biblia, já que a Talmud/Torah Oral é de onde foi tirado o Antigo testamento..
Próxima postagem mais o que é Oralidade?
Referencias:
Jewish Virtual Library. The Holy Scriptures — The Tanakh:Table of Contents (em inglês). Visitado em 11 de fevereiro de 2013.
Sacred Texts. The Tanach (em inglês). .
Project Gutenberg - Catálogo de Flávio Josefo.
Code of Canon Law, canon 827 
Code of Canon Law, canon 830
INDEX LIBRORVM PROHIBITORVM
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia/Paleoambiente, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão

18 comentários:

  1. Midian é sempre bom conhecer outros assuntos como Index, que eram livros proibidos para os intelectuais, esse post é um aprendizado para todos, Midian bjs.

    ResponderExcluir
  2. Bem amiga,seu post é interessante,principalmente para quem esta estudando a Biblía,e esses livros servem para acompanhar o que esta escrito na Biblía.
    Porém na minha opinião eles colocam esses livros na lista proíbida para não serem estudados e não descobrir a verdade escondida neles.
    É mais fácil esconder a verdade,evitando tslvr[ez uma discursão,ou uma guerra,desobediência,etc.A perti do momento que fico sabendo o que é verdadeiramente,o significado do que esta escrito nesses livros,fico sabendo tanto quanto quem esconde,proíbe, etc.
    Bjinhus e bom final de semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem por ai mesmo Celia... quem esconde sabe muito bem o que esconde e ainda propaga a mentira ja que o que é escondido ninguém tem acesso para contestar..

      Excluir
  3. Olá!
    Bom dia querida Midian!
    Sempre aprendo aqui no seu cantinho.
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento.
    Lindo FDS!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  4. Tem tanta coisa que não sabemos né?
    Alguns porque são escondidos outros porque acho que temos preguiça de conhecer, e daí vem essa diversidade de informações muitas conflituando com as outras ...
    Não conhecia nada do que colocou aqui Midian, mas achei super interessante, informação nunca é demais, mesmo porque com isso aprendemos a entender muitas coisas ... somos todos aprendizes ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  5. Olá Midian!muito bom vir aqui e adquirir conhecimentos,é uma aprendizagem! Obrigada por compartilhar!bjss

    ResponderExcluir
  6. Adoro seu post.. vc falar com uma clareza muito boa.. junta historia com religião e a gente vem em seu blog adquiri varios conhecimento.. obrigada.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre aprendo aqui,coisas q nem sonhava conhecer!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Muito bom amiga! Como você disse: é importante espalhar esses conhecimentos pela internet, um mundo totalmente gigante! bjs!

    ResponderExcluir
  9. Adoro conhecer um pouco mais da tua cultura, sou muito curiosa e realmente quem esconde sabe o porque e o que tá escondendo... quanto menos informação menos conhecimento e consequentemente perguntas e contestações. Estou curiosa pra saber da oralidade. rs Beijos

    ResponderExcluir
  10. Muito bom seu post, pois muita gente não sabe dessa informação histórica! bjo

    ResponderExcluir
  11. Post muito interessante! Desconhecia a existência dessa lista, apesar de saber que muitos livros foram banidos aos intelectuais na Idade Média. Acreditava que esse assunto tinha se perdido na história. Gostei bastante!
    persuasaoliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que nada Cyntia, dentro da academia histórica é bem presente, principalmente no meio daqueles que querem desmistifica alguns conceitos ultrapassados da idade media que ligou religiosidade a religião pois não são exatamente iguais e essa listinha é um dos motivos desse conceito errôneo também entre outros, porém ainda requer interesse, pena que a maioria esmagadora da população nem sabe que isso existiu e que as consequência históricas disso e de outras coisas estão ai na nossa sociedade.

      Excluir
  12. Bem bacana, adoro saber mais sobre outras culturas e religoes. Excelente texto!
    Bjao :*
    http://festadasunhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Me interesso muito por esses assuntos "secretos", acho mega interessante. Não conhecia esse em especifico, mas me lembro de ter estudado essa época na escola.
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
  14. Oi Midian! Eu dificilmente pesquisaria por Index, foi legal aprender um pouco mais sobre o assunto. Ate lembrava que tinha uma lista de livros proibidos na idade média, mas não fazia ideia que se chamava index!
    Sigolend.com.br

    ResponderExcluir
  15. Ótima postagem!
    Legal quando vemos na blogosfera posts onde o blogueiro tem o compromisso de informar e instruir seus leitores, parabéns!
    Tenho um amigo que vai adorar essa postagem, vou passar a dica pra ele.

    www.detudopouco.com.br

    ResponderExcluir
  16. Super interessante a postagem, mais ainda aprender um pouquinho mais sobre um assunto que era bem desconhecido para mim. Como você diz, a internet é um mundo que deve ser explorado também para os estudos e para aprender coisas novas e não só para redes sociais e jogos.
    Parabéns pela postagem.
    Beijinhos,
    Lica

    ResponderExcluir