Halloween Costume ideas 2017

Descendência judaica no Brasil!

 Olá Amigos! Temos nesse blog postagens "Fazendo se conhecer" lembrando que o que mostros aqui não é com a finalidade de fazer proselistismo ou seja, convencer enm converter ninguém a nenhuma fé, como a secção do blog diz "fazendo se conhecer" apenas mostro algo que faça com que vocês entendem melhor o mundo Judaico.  E hoje temos: Descendência judaica no Brasil!
       Achei interessante reportagem exibido pela Record essa semana (16/, só em saber que um pouquinho da população brasileira ficou sabendo de um “”Pouquinho da história Judaica e da suposta descendência que os brasileiros tem com Israel” já foi um marco, e parabenizo a coragem da Emissora em citar isso. Claro que não foi lá grande coisa, teve vários “Poréns” como:
* Citar em exagero que de cada 4 pessoas 3 eram judeus no período colonial! 
* Não explicar que os costumes do nordestinos não são costumes judaicos e sim a representação de um costume judaico antigo que se perdeu com o passar das gerações;
* Não explicar a questão do Santo, ou seja "dia separado ou simplesmente separado" no caso citado chama o dia santo, o sábado. "Santo no mundo judaico não tem o mesmo sentido que no mundo da cristandade"
* E que Judaismo não é religião e sim nacionalidade/religiosidade, e tornou-se religião apenas depois da restituição da estado de Israel em 1948.
* E que mesmo com o teste em laborátorio é necessaria a conversão, tendo avaliação em convivio com a comunidade e passando pela aprovação de 3 rabinos, como manda a Halacha, e assim ter sua nacionalidade judaica"Não é simplesmente dizer eu sou".
    Mas não tinha como explicar tudo, pois o tempo foi curto para tal coisa, e mesmo assim valeu muito  a pena.
     Se tiver interesse sobre uma pesquisa genética com sobrenomes relacionado ao assunto clique aqui!
 Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Êxodo 4:22
...jurado a Abraão teu pai;
E multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e darei à tua descendência todas estas terras; e por meio dela serão benditas todas as nações da terra; Gênesis 26:3,4
  
   Deixo para vocês abaixo apenas duas curiosidades nordestinas de vestígios de um costume perdido.  Em ordem terá um costume judaico logo em seguida  o costume do nordestino mas que também ocorrem todo o país, são apenas dois pois enumerar todos não caberia em uma postagem.
1- Os judeus fazem na ausência de um relógio hoje, mas na antiguidade fizeram por muito tempo: Para saber a hora da chegada do sábado se contava as primeiras estrelas antes do por do sol da sexta feira, isso indicava que era sábado.
Alguns nordestinos ainda fazem: Muitos contam as estrelas ao anoitecer de qualquer dia como uma lembrança sem lógica, lembrando que era o que os antigos faziam. Em alguns casos na inquizição para se evitar que a família fosse reconhecida como de descendência judia, os pais impediam os filhos de contar as estrelas no céu, dizendo que a cada estrela contada nasceria uma verruga, escutei isso muitas vezes de meus pais, nas quais e diziam que tinha alguma coisa haver com a descendencia de Abrão, e brincando diziam que não era para mim fazer pois iriam nascer verrugas em mim.
2- Os Judeus fazem: Em Deuteronômio 6:4-9 fala-se da Mezuzá, dentro dela fica o pergaminho contendo o “Shema Israel - Deut. 6:4-9; 11:13-21; e Núm. 15:37-41", devido a isso não se pode varrer o lixo da casa para a porta como sinal de respeito ao que esta escrito no pergaminho dentro da Mezuzá que fica no umbral da porta Deut 6:4-9.
O que o nordestino faz: Esse costume tem um vestígio bem distante. Ao varrer a casa não se varre o lixo para a porta da frente em hipotese alguma, tem sempre que ser para a porta de trás, ou ser apanhado. E quando se pergunta por se faz isso “para quem ainda o faz” se diz que era o que os antigos faziam, e não se sabe porque, alguns ainda dizem que da azar...
OBS: Alguns costumes também estão presentes nas outras regiões do pais, não é exclusividade no nordeste, porém neste é bem mais acentuado.
    
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão

Postar um comentário

Só a emissora falar um pouco sobre a história Judaica já é bom, pois muito de nós que não somos judaicos não sabemos muito sobre o povo, sobre os costumes dos Judaicos, e quando passa na televisão é uma forma de saber um pouco mais. Midian beijos.

Menina, se eu te contar que ouvia isso quando era pequena também!! Não contava estrela só por medo de ter verrugas.. rss


<✿a href&=✿"http://blog.naturaisonline.com.br"✿>✿Naturais Online✿<✿/a✿>

Mas o foco da reportagem Lucimar, não foi os costumes judaicos e sim a descendencia judaica que o brasileiro tem. Assiste a reportagem. Bjocas!

Pois é Juliana, mas lembre que isso não é garantia, tanto você pode ter descendencia judaica como algum familiar antepassado seu pode ter convivido com alguém que foi judeu, e mesmo que tenha descendencia judaica não quer dizer que seja judeu mas sua probabilidade e grande por ter um dos costumes e acredito que sua familia tenha até mais. Minha familia mesmo tem descendencia portuguesa judaica, também viveu nesse bolo rsrsrsr, mas eu prefiro a certeza do retorno/da conversão em ter a nacionalidade judaica. Bjocas linda!.

Não assisti neste dia amiga,mas com certeza foi muito útil,ajudar as pessoas descobrir sua descendencia judaica!muito bom seu post!!bjss no♥ http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

Infelizmente eu não assisti, mas deve ter sido muito bom, quando eu era pequena minha mãe sempre me dizia que se contasse as estrelas nasceria uma verruga na ponta do dedo, e lendo isso no seu post lembei...
ótima sua postagem...bjusss
Meu Cantinho

Oi amada eu estou assistindo! e estou gostando! como sempre você nós ajudando a saber mais! amei descobrir sobre descendencia judaica no Brasil! obrigado! beijinhossssssssssss

http://rubiaartes.blogspot.com.br

Eu também não assisti ,mais gosto muito quando você coloca a possibilidade de entendermos sobre a descendência judaíca no Brasil, vou lá assistir agora, bjs
PEDACINHOS DE RETALHOS

Não vi a matéria amiga, mais queria muito ter assistido , quantas vezes minha mãe avó dizia menina não conta estrela , não aponta pra ela se não da verrugas risos
Gosto muito de passar por aqui,pois sempre fico informada :)

Eu vi a reportagem e achei muito legal saber mais dessa miscigenação que vem de muito tempo, realmente ficou faltando preencher algumas lacunas na reportagem, mas é como vc disse, era pouco tempo, seria um assunto pro Domingo espetacular ou pro Globo reporter né. Quanto aos custumes dos nordestinos, alguns ficaram na memória ativa, mas foi se perdendo ao longo dos anos e gerações a razão desses custumes infelizmente. Vc é judaíca?

Assiste mesmo Eliane, foi bem interessante. bejocas e um ótimo fim de semana!
✡✡Blog: Atellier Com Mãos de seda ✡✡
✡✡Fan Page do Blog✡✡
✡✡Participem de nosso Grupo✡✡

Pois é Rose a memória humana já não é em geral muito boa rsrsrsr e a base de perseguição e pena de morte ai que não é boa mesmo rsrsrs, ai tudo se esquece com o tempo. Bjoca ebom fim de semana!

Que top, amei amei seu post muito interessante ❤
No fundo eu tenho uma admiração pelos judeus que realmente são, eles tenho um respeito enorme pelo senhor Jesus ..
Beijos e boa quarta pra ti ❤

Interessante conhecer mais o judaismo no Brasil.Seu blog contém muitas informações e conhecimentos bacanas.A reportagem eu não cheguei a assistir. =(
http://www.byvany.com.br

Muito esclarecedor o seu post, eu quando criança tinha o costume de contar estrelas e sempre ouvia da minha mãe que ia nascer verrugas.. amei.

Que interessante! Post muito informativo. Adorei. bjs
<>>> Blog Lady Bel <<<

<>>> Instagram <<<

Eu não assisti, mas se serviu para esclarecer alguns mitos que as pessoas tem sobre judeus e judaísmo já ajudou bastante rsrs

Estou pasma!!! Sou do nordeste e não sabia disso...

A minha mãe tinha muito isso de dizer, que quem contasse estrelas iria nascer verruga! kkkkk Amava a minha infância.
Sobre varrer a casa, eu nunca ouvir falar, mas tipo, não passar por debaixo da escada ou quebrar espelho, era mais assim...

Não tinha assistido e amei ficar sabendo...

Um Grande Beijo.

Que bacana conhecer a história de Israel, um povo escolhido por Deus

Beijo
falaseriorah.blogspot.com.br

Mas isso de passar por debaixo da escada ou não quebrar espelhos (((nada tem haver com costumes Judaicosta))) lindinha. Um dia eu coloco uma lista de costumes aqui prar vocês verem!Bjocas

Eu assisti um pedaço desta matéria, mas gostei de saber de todos estes detalhes. Sempre ouvia falar que se apontasse para uma estrela, iria nascer uma verruga no dedo.. Mas eu nunca acreditei.
Gostei do post!!!
Bjo

Olá adorei demais muito legal poder saber mais dobre a historia beeijos

Não assistir a reportagem mas deve ter sido muito boa. gostei do post amada bjs

Oiii, tudo bem?
Que legal saber um pouco sobre a descendência judaica.
Amei o post, muito bom, parabéns.
*Bjs da Mary*
http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

nossa que legal, eu adorei o post, eu não sabia nada a respeito
pensei que era apenas uma religiao,mas eu vi que não, adorei conhecer mais sobre o judaismo
bjs

Muito interessante, adorei saber mais sobre esse povo! com certeza aqui no brasil tem muito descendentes sim! bjo

nossa encantada com as informaçoes, abriu um universo novo para mim que com certeza passarei a diante. Parabens

Conheçam nosso trabalho de arte!

[Arte][gallery2]
[Judaismo][slider2 fade]

Midian LSF

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget