A Torah é um livro diferente da biblia conhecida?



 Olá Amigos! Temos nesse blog postagens "Fazendo se conhecer" E hoje temos:
O que é a Torah.
       Muita vezes sou interrogada por amigos mais antigos e mais novos com "O que é a Torah?" ou fico surpresa quando alguém fala "Mas você segue um livro diferente" e devido a isso senti necessidade de fazer essa postagem e mostrar a vocês. Como sempre falo aqui, não faço proselitismos, e não estou tentando convencer ninguém a nenhuma fé, estou apenas mostrando um mundo que talvez muitos leitores do blog não conheçam, Então aproveitem!.
    Muitas pessoas quando entram em contato com algo do Mundo Judaico, seja com um Judeu ou com um escrito original, imagina que a Torah é um livro diferente e que o Mundo judaico só tem olhos para ele, claro que ele é o foco Central pois se trata da Lei/ a constituição do povo, mas ele não é o único livro respeitado. 
    Dentro dessa questão reina a "auteridade" forma de ver ao outro sem conhecer, de falar do outro sem entender, que por sinal é a coisa mais comum do mundo, mas é uma coisa que precisa de limites para não menosprezar , deturpar ou defamar o outro.
Mais o que é a Torah Afinal de contas?
    Nem todos sabem mas, a Torah é o comumente chamado Pentateuco, que é constituído dos livros de Bereshit/ Gênesis, Shemot/Êxodo, Vayikrá/Levítico, Bamidbar/Números e Devarim/Deuteronômio  "Os 5 primeiros livros do antigo testamento"  com um porém, não tem intervenção de outras religiões, culturas e povos em sua escrita, ou seja sem versões, pois continuam com  sua escrita em seu sentido original a cerca de 2700 anos. 
   O Antigo testamento não é chamado assim, e sim chamado de Tanack que é a soma da Torah ''5 primeiros livros da Biblia" mais os outros livros até Malaquias, menos o novo  testamento
Mas porque o Antigo testamento é chamado assim pelo resto do mundo?
     Houve concílios e mais concílios da Igreja dominante na idade Média da cristandade, com a necessidade dessa de constituir algo novo, denominou o Tanack de Antigo testamento "ultrapassado, antiquado".
Agora sei o que é a Torah e o Tanack, mas o mundo Judaico só segue esses?
    Bem a única coisa seguida pelo povo Judeu/Israelense/Hebreu é sua Constituição/Lei  a Torah "Aquela que tem os 10 mandamentos e o restante de toda a lei", e os livros Talmud, Mishnah, Mishneh  explicam com detalhes como praticar de maneira correta , como também explica com detalhes todos os trexos do antigo testamento, que contem relatos históricos/literários do povo hebreu, e também mais outros livros que até pouco tempo estavam incluidos na "Lista index" lista de proibição da igreja impostas aos intelectuais, na qual se esses livros fossem encontrados em posse da pessoa este ia para fogueira/forca e assim por diante. E quem queria ir para fogueira não é? mas muitos judeus foram tanto para a força como também foram queimados na inquizição, mas isso é história para um outro dia.
Referencias:
Jewish Virtual Library. The Holy Scriptures — The Tanakh:Table of Contents (em inglês). Visitado em 11 de fevereiro de 2013.
Sacred Texts. The Tanach (em inglês). .
Project Gutenberg - Catálogo de Flávio Josefo.
Code of Canon Law, canon 827 
Code of Canon Law, canon 830
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão

24 comentários:

  1. Pra mim,a torah é o que vc esta fazendo agora,nos ensinando...Pois torah significa ensinamentos.instruir, apontar para o alvo, estabelecer uma fundação. Na tradição judaica existem duas torah, a escrita e a oral.Porém a base da Torah é amar a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a ti mesmo.
    Vc não pode imaginar como tem sido bom entrar aqui e ler um pouquinho sobre algo que me ensinaram a tanto tempo.Obrigada pelo post
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que comentário maravilhoso Célia Parabéns! Mas não revele detalhes Célia dos assuntos das minhas futuras postagens ta rsrsrsr. A ultima postagem foi bem grande e nesse resolvi encurtar no Maximo.
      Mas vc sabe que a oral ja esta escrita, e que foi compilada na mesma época e que se chama Talmud ou não é, ou não sabia?... que show Célia Amei!Ame amei Muito bom ver que alguém entende um pouco do assunto. Aos poucos irei destrinchando alguns detalhes complexos para um maior entendimento dos leitores... Que bom que esteja gostando. Bjocas!

      Excluir
  2. Oi amada muito obrigado por você estar nós ensinado a cada dia mais a a tradição judaica! amada eu amo estar aqui aprendendo com você! muito obrigado ! beijinhosssssssssss

    http://rubiaartes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. OLá,apesar de não ter o conhecimento da Célia,concordo que seus posts tem sido uma leitura muito agradável.A maioria das coisas que você falou eu desconhecida ou estava equivocada à respeito,espero que você faça mais post nos ensinando sobre o mundo Judaico.
    Aproveito para sugerir um post falando mais sobre o Judaísmo como religião e como é ser judeu no mundo atual? Desculpe,o abuso tá,bjo grande.
    www.fuxikitosecia.com.br

    ResponderExcluir
  4. Belas postagens amiga!cada visitinha aprendo mais um pouquinho os ensinamentos! parabéns por compartilhar seus conhecimentos!bjss! http://wwwmazeblogspotcom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Bom dia amiga Midian!
    Adorei conhecer um pouco mais...pois não sabia...
    E é super válido seus post, pois sempre saio sabendo mais...adoro!
    E com certeza muitos gostam.
    Parabéns pela iniciativa.
    Lindo domingo Querida!
    Um super bjo!

    Alê - Bordados e Crochê
    Facebook
    Twitter
    Instagram

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga!!

    Foi muito bom conhecer mais um pouco das tradições judaicas aqui no seu blog.
    Por que temos a Bíblia no mundo cristão e os judeus o Torah.Realmente eu já tinha visto e ouvido falar do Torh, mas eu não sabia direito o que era.Parabéns por sua explicação.Bjss!!!

    Agenda dos Blogs

    ResponderExcluir
  7. Não sabia do torah, achei muito interessante saber um pouco mais, é bom aprender a respeito de outras culturas, sem preconceito e sem falar mal do que os outros acreditam. Parabéns pelo post, pelo ensinamento que ele trouxe.

    Bjs Plumas e Paetês

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela postagem é muito bom a gente aprender coisas de religião, p mim a vida é um misterio maravilhoso.. bjs e sucesso!
    www.karinapadilha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar da a Torah, mais não me aprofundei em conhecer muito sobre esse livro, mais é importante conhecer sobre esses assuntos que pra mim é diferente, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nossa então é verdade que os judeus. . Estão esperando Jesus nascer ainda?
    Eles só seguem e tem o velho testamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI Graziele linda vou te explicar.
      Como eu citei no texto os judeus não seguem só antigo testamento, tem uma infinidades de livros respeitdados e seguidos pelos Judeus, como a Torah oral citada pela Celia por exemplo. E o NT é apenas um livro que pode ser estudado, pois foi introduzido pelo Mundo catolico romano, nada tendo haver com o mundo hebreu/judeu.
      E NÃO NÃO É VERDADE! OS JUDEUS NUNCA ESPERARAM POR ALGUÉM COMO JC, E NEM ESPERAM.
      D´us sempre enviou libertadores/messias ao povo de Israel, como Moises que tirou o povo do Egito, Jeremias, Davi entre outros que fizeram a diferença na historia do povo e etc, nenhum pode vir para criar algo novo e tentar destruir o povo.
      O conceito de messias nada tem haver com JC dentro do contexto biblico judaico original, pois MESSIAS trata-se de qualquer homem descendente do trono de Davi, enviado por D´us para ajudar ao povo de Israel, e de acordo com o novo testamento JC não tem genealogia exata para ser do trono trono de Davi, de acordo com sua genealogia ele apenas faz parte da casa de Davi, como muitas ressalvas pois José e Maria além se seram apenas da casa de davi, José de acordo com o NT não é paisde JC.

      Excluir
  11. Que interessante até o momento não fazia ideia do significado correto do torah

    ResponderExcluir
  12. Sempre bom conhecer novas cullturas, costumes e religiões, :3
    Beijos Midian,


    Blog do Will | Nostalgia Meme

    ResponderExcluir
  13. Midian, devo dizer que seus posts são muito bons! Cada semana você ensina alguma coisa nova (pelo menos pra mim), e me deixa muito feliz! Gosto do jeito que você diz que não quer convencer ninguém a seguir certa fé, só quer trazer conhecimento. Está certíssima.

    Beijão e parabéns!

    http://www.meucadernodereceitas.com.br

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante !
    é sempre valido aprender sobre religiões!
    Amei o post!

    bjúús

    ResponderExcluir
  15. Midian, este assunto ainda é bem desconhecido da maioria, portanto acho de extrema valia teu pos. bjs

    http://mentesinfantisfuturodapaz.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  16. Nunca tinha ouvido falar, muito bom o seu post, agora se eu ver em algum lugar já saberei o que é!
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  17. Boa noite, Midian! Como já lhe disse anteriormente gosto muito das tuas postagens, gosto de ler sobre história e fiquei muito curiosa sobre o Torah, quero saber mais! rs! Eu busco informações para ter embasamento na religião, existem coisas que não entendia e através dessa busca de conhecimento consegui entender coisas e que me fizeram algum sentido! Irei buscar mais informações e continue nos ensinando mais sobre a sua religião... Beijos

    ResponderExcluir
  18. A maioria das coisas que você falou eu desconhecida. é bom aprender a respeito de outras cultura
    Cada semana que passo por aqui aprendo algo obrigada por compartilha seus conhecimentos com a gente

    ResponderExcluir
  19. Olá gostei muito de saber , mais sobre o é o Torah, não conhecia , muito bom você , nos fazer mais sobre a cultura judaíca ,bjs
    PEDACINHOS DE RETALHOS

    ResponderExcluir
  20. Ja ouvi falar muito de torah e ja tive oportunidade de ver de perto, gostei do seu por explicar para os que nao conhecem o torah bjs

    ResponderExcluir