Fazendo-se conhecer - Adão foi o primeiro homem e Eva foi a primeira mulher?

      Olá Amigos! Temos nesse blog postagens "Fazendo se conhecer" onde você conhece um pouco do imenso mundo Israelense/Judaico/bíblico e contemporâneo das escrituras explicando algumas coisas simples, como: o contexto da época e do povo, em um aspecto histórico e cultural, e um pouco religioso. Eu tentei encurtar o máximo que pude, pois o texto original do estudo  é um resumo de muitas coisa e é enorme, vocês verão depois de comentarem.
      Adão foi o primeiro homem e Eva foi a primeira mulher?
    Essa é uma pergunta que tem intrigado muito religiosos e cientistas ocidentais, interpretações de textos hebraicos da bíblia em (Genesis) são lidos e relidos e dado mais interpretações. Porém mais que a metade da população mundial não sabe que a Bíblia (Antigo testamento não é o livro único de revelações da cultura judaica/israelense existem vários outros livros como mesma importância e peso como Talmud, Mishnah, Mishneh que são livros paralelos a bíblia em oralidade e temporalidade. Enquanto se compilava o Antigo testamento se complicava também estes que detalhavam com o máximo cuidado os significados do Antigo Testamentos e vice-versa, mas que não foram catalogados pela Igreja na grande Idade Média, foram livros até  abolidos e queimados por contrariarem a fé e as interpretações da Igreja da Idade Media que teve inicio secV ao sec XIV. E ainda bem que a igreja de hoje não faz mais isso!.
   Mas retomemos a questão " Adão foi o primeiro homem e Eva foi a primeira mulher?"
   Se esperava um "Sim' desculpe! Pois Adão não foi o primeiro homem na fase da Terra muito menos Eva foi a primeira mulher. a pergunta mais correta seria "Quem disse isso? ou de quem foi a interpretação" mas isso é detalhes de outro poster.
Vamos então entender:
   E D’us disse: Façamos o homem (em hebraico, Adam)” (Gên. 2:7)
   “E D’us criou o homem (em hebraico, Adam)” (Gên. :27)
   Aqui a Torá nos ensina que Adão é “feito” e “criado”. O “fazer” na linguagem bíblica/hebraica é um processo que exige tanto matéria quanto tempo, como está dito: “pois que em seis dias”. Isso quer dizer  que "Com o passar do tempo, algo foi criado" isso em hebraico, a língua original  do texto bíblico.
“... e soprou em suas narinas a "neshamá da vida" O folego de vida e Adão transformou-se em uma alma viva”.
    A preposição “em” que corresponde a letra (bet em hebraico) no texto é usada para indicar uma mudança na essência da personalidade/transformação  “afirmando que Adão era um ser vivo completo e a neshamá o transformou em outro homem”
    Em paralelo a isso arqueologia cita que em cerca de 7 a 6mil anos o homem passou a ter um desenvolvimento de raciocínio maior e isso surgiu do nada.
      Então você se pergunta mas o que isso me explica? Quando estudamos a bíblia com quem sabe os mínimos detalhes sejam eles numéricos ou históricos a contagem para trás até Adão é de 5 a 4mil anos A.E.C "isso é biblico e é contada pela genealogia biblica", ou seja é uma contagem clara e simples sem rodeios.
     Hoje a ciência chama evolução de raciocínio do Homos sapiens, se referindo assim a uma evolução cultural humana que iniciou a 12mil anos e teve seu apogeu a 6mil com a sua subespécie chamada de Homo SapiensSapiens, o que encaixaria com a época do escritos sobre Adão e Eva. "não fixem como se adão e eva fosse um homem e uma mulher unicas, lembrem-se como uma representação simbólica da humanidade na bíblia"
   Ele(Adão) não é o primeiro homem nem ela(Eva) a primeira mulher. O texto escrito da "Criação" tem um sentido literário da questão e esse é apenas o primeiro no entendimento, "Veja A biblia tem 5 níveis de entendimento" explicações mais profundas sobre o assunto de Adão/Adam e Eva/Chava você vai ver nos outros livros que citei acima o no Livro de Adão e Eva¹ também, ou na postagem que abrira após o seu comentário. E vale salientar que esse conhecimento é novo, mas esta escrito em textos muito antigos dos livros Judaico/israelense e cultivado até hoje por essa cultura.
     O próprio livro de Adão e Eva¹ não canonizado pela igreja, e que tem 2 volumes cita a presença de homens e anteriores a esses livros que tem a historia que fala de Lilith a primeira mulher de Adão que desagradava a D´us. Ou seja existiam homens e mulheres na sociedade e isso é relatado no livros Judaicos/Israelense na qual a Bíblia o Antigo testamento é um deles.
      Ao comentar você verá mais detalhes aprofundados sobre a assunto que requer um pouco mais de conhecimento prático dentro de conceitos bíblicos/históricos/hebraico/judaicos/Israelenses. Então leam se quiserem.. Até a próxima com mais "Fazendo se conhecer"
Bendito seja o nome daquele cujo o glorioso reino é eterno!
 E crescendo graças a vocês obrigado!
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, amo historia , antropologia, etnobiologia, genética, animes e conhecimento  - Artesã por paixão