Rosh Hashaná - Feliz Ano novo - Ano 5776



    Hoje dia 16 de agosto é o primeiro dia do mês de Elul, o último mês do ano do calendário judaico na qual nos preparamos para a festa de Rosh Hashaná. 
Mas o que é  Rosh Hashaná? É o Ano novo Judaico
    O Dia do Ano Novo judaico não é apenas uma ocasião de alegria mas, um dia dedicado à oração. É chamado Yom Hazicaron (Dia da Memória) - quando todas as criaturas são julgadas pelo Criador de acordo com seus méritos.
   Devemos lembrar que o Supremo Juiz do Universo é bondoso e misericordioso. Seu propósito não é punir. D'us apenas quer que sigamos as Leis e regulamentos que Ele nos impôs para nosso próprio bem. (Ai vem muitos e dizem para que as leis, elas foram mudadas!) Não é bem assim a prova é que hoje as leis ainda são vigentes em muitos países do mundo assim como no Brasil apesar de não serem seguidas)
    Durante o mês de Elul, com a aproximação de Rosh Hashaná, tomamos a resoluta determinação de corrigir qualquer mal feito ou hábito descuidado do passado. Um sentimento toma conta do coração do verdadeiro arrependido, como se removesse um fardo pesado do passado. É o sentimento de poder recomeçar a vida como uma criança recém-nascida, sem máculas nos seus registros. São estes os sentimentos que o judeu traz à sinagoga na primeira noite de Rosh Hashaná. Ele se encontra próximo a D'us, e as orações vem da sua sincera vontade de retornar ao Criador.
    Essa é uma simples e ínfima explicação sobre essa festa, pois sua riqueza de detalhes bíblicos e significado são enormes, mas para um começo já esta bom.
Conheça um pouco mais sobre as festas judaicas...

Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, amo historia , antropologia, etnobiologia, genética animes e conhecimento  - Artesã por paixão