Mês de ADAR (Festa de Purim)

Fazendo se conhecer
"Quando começa o mês de Adar se aumenta em alegria"!!

Este mês é conhecido como o mês mais alegre do calendário judaico e nos dias 13, 14 e 15 de Adar (calendario judaicos) ou 4, 5 e 6 de março comemoramos a festa de Purim! Onde judeus do mundo todo se fantasiam, compram presentes uns para os outros, fazem caridade e banquetes alegres com comida e bebida!!

MAS O QUE É A FESTA DE PURIM?
   Apesar das fantasias PURIM NÃO É O CARNAVAL JUDAICO!!! Purim é celebração de salvação nacional e religiosa judaica com recitação do Livro de Esther na Sinagoga, orações, leitura da Torá, donativos aos pobres e uma refeição sagrada Kasher, em nada parecido com os motivos, fantasias exóticas expondo o corpo como é comum ao carnaval, alegria com o profano, nascisístico e hedonista do carnaval, cuja raíz é o carnal, o físico, o material, o mundano. Nada a ver com Purim. Purim é comparado do Yom haKiPURIM no Talmud - antítese total do carnaval e vice-versa. Purim Sameach!
   Entendeu nada não é? bem vamos explicar mais um pouquinho.
   Em meados de 600 a.e.c Haman um dos conselheiros do Rei fez com que ele o rei assinasse uma lei que mandava todos os cidadãos da babilônia matar os judeus moradores de lá (o dia 13 de Adar foi sorteado por Haman para que isso ocorresse). A Rainha Ester (Adassa acabara de casar-se com o rei). Temendo por seu povo (o hebreu) conseguir livrar seu povo, o Rei mandou matar Haman por ato de traição, por querer matar todos os hebreus assim como a Rainha que também era hebreia. Além disso concedeu-lhe "A rainha e seu primo Modechai (Mardokeu)" a chance de fazer um novo decreto que autorizava todos  os hebreus a se defender nesse dia, a única forma de fazer com que o numero de morte fosse muito menor, já que uma lei não pode ser mudada. 
Gostou da historia. Deixe um comentário.
Mais detalhes leia o livro de Ester 


COMENTÁRIOS COM LINKS NÃO SERÃO PUBLICADOS - SÓ ACEITAREMOS LINKS NOS COMENTÁRIOS ACOMPANHANDO ESSE SISTEMA ABAIXO:
<&a href&=&"LINK DO SEU BLOG"&>&NOME DO SEU BLOG&<&/a&> 
Retire todos os caracteres "&" para o seu link dar certo