Vitamina C é tudo de bom para a beleza!

A mais popular das vitaminas não favorece “apenas” a saúde, ao fortalecer o sistema imunológico e aumentar a absorção de ferro pelo organismo. “A pele também ganha com ela, já que a vitamina C previne a flacidez e as rugas, além de melhorar a elasticidade e a cicatrização, o que é essencial, por exemplo, após um tratamento estético mais invasivo, como um peeling”, conta a dermatologista Silvia Zimbres, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e médica da clínica Doux Dermatologia (SP).



Os benefícios não param por aí, já que o nutriente tem a capacidade de combater osradicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento e o aparecimento dos sinais dele no rosto. Isso explica por que o ativo aparece em tantos cremes anti-idade.“Filtros solares também podem conter vitamina C, já que ela tem ação fotoprotetora, que ajuda a proteger a pele dos raios ultravioleta do sol, e inibe a síntese da tirosina, uma enzima responsável pelo surgimento das manchas escuras”, completa a especialista.


Boas fontes
Como o organismo não produz vitamina C, conhecida ainda como ácido ascórbico, é preciso adquirir os 75 45 miligramas recomendados por dia para uma mulher acima de 18 anos por meio da alimentação ou da suplementação. 


Caju, laranja, acerola, limão, goiaba, manga, kiwi, morango e brócolis são ótimas fontes do nutriente, mas, mesmo assim, há pessoas que não conseguem obter a quantidade necessária. “A carência pode deixar a pele ressecada e facilitar o aparecimento de manchas roxas. Nesses casos, e após conversar com um especialista, pode ser interessante fazer a suplementação com nutricosméticos. Isso porque, em situações de estresse físico ou emocional, o organismo aumenta a demanda pelo nutriente, que, no primeiro momento, é retirado da pele”, avisa a dermatologista.
Fonte: oenobiol.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário