Lag Baomer você conhece?



Todos os links desse menu pertencem a esta mesma postagem!

Olá querido leitor! Antes de começar a ler esse artigo, pense que judaismo não é religião, e sim a cultura tradicional Israelense! não pense que os escritos judaicos sejam eles quais forem tem o mesmo conceito de religião do mundo a ocidental, pois são ensinamentos legais e civis. Pensando assim pode começar a ler.

Comemorando Lagbaomer

Parece que foi ontem, mas já fez (1) ano que teve o ultimo Lag baomer festa em celebração aos ensinamentos de Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai. Nesse dia se celebra o fim da peste entre os alunos de Rabi Akiva, e a elevação da alma de Rabi Shimon bar Yochai. As práticas de luto no período do Ômer estão suspensas (É TUDO FESTA), e por isso muitos meninos de 3 anos recebem seu primeiro corte de cabelo neste dia. Ele foram tsadikims/Homens justos que deixaram um legado escritural magnifico como Mishná e Midrash Halachá já citados aqui no blog. Essa festa é comemorada no 33º dia da contagem do omer (Esse ano foi 25 de maio). 33º dia do omer como assim? Isso nós judeus contamos 50 dias que vai de Pessach/pascoa até o dia de shavuot a festa da outorga da Torah, nosso manual de vida (Torah= 5 primeiros livros do vulgarmente chamado de Antigo testamento).

Uma palavra de hoje para idade média: (Pense um pouco!)

Quantos vezes será que foi comemorado essa festa e a inquisição cristã quando observava via como um culto pagão? ou um bocado de bruxos e bruxas ao redor de uma fogueira, sinistro pensar assim não é? Mas certamente era assim mesmo que eles viam, não é a toa que muitos foram literalmente para a fogueira para serem queimados como adoradores do demônio.
  • Volte ao menu!
  • Analogias:

    Deixando um pouco a questão do fogo, podemos fazer uma analogia intereligiosa porém sem significados próximos, vemos que o cristianismo começa uma contagem parecida de 40 dias iniciando do termino do carnaval até a pascoa, porém nos Judeus fazendo a contagem de 50 dias (a contagem do Omer) de Pessach/pascoa até a festa de Shavuot "Outorga da Tora" Nada mais justo para nós celebrar e contar ansiosos os dias para a chegada de nossa lei pois "Um homem que tem e segue a lei é livre porém quem a não tem, vive na incerteza do que fazer amanha."
  • Volte ao menu!
  • O que exatamente o 33º dia do omer que se comemora LAG BAOMER?

    Como citado anteriormente é uma festa em celebração aos ensinamentos de Rabi Akiva e Rabi Shimon bar Yochai, Tsadikims/justos que deixaram um legado escritural magnifico como Mishná e Midrash Halachá. Daqui em diante leia se quiser porque tudo que você precisa saber de Lagbaomer já sabe.... COLETEI ALGUMAS FRASES E HISTORIAS DO RABI AKIVA PARA OS QUE NÃO CONHECEM PODEREM LER E MEDITAR.
  • Volte ao menu!
  • Vamos a algumas dos famosos pensamentos de Rabi Akiva

    Amor para com A esposa:

    1 - O mundo não valia apena até que o cantares foi escrito pelo Rei salomão. 2 -Rabi Akiva deu-lhe uma jóia de ouro muito importante para a sua esposa. A esposa de Raban Gamliel era invejosa e protestou ao seu marido. Isso eu respondo: "Se você tivesse lançado para mim o que ela fez por ele, eu teria feito para você o que ele fez por ela." (Referindo-se a ela (A esposa de Rabi Akiva) cortou suas tranças e as vendeu para que ele (Rabi Akiva) pudesse continuar seus estudos da Torá);
  • Volte ao menu!
  • Entrada do paraiso:

    3- Quatro entraram no Pardes, Ben Azai, Ben Zoma, Elisha ben Abuja e o rabino Akiva. Ben Azai olhou e ficou louco. Ben Zoma olhou e morreu, Eliseu ben Abuja cortar as cordas, o rabino Akiva entrou em paz e deixou em paz. 4- Nossa Mishná vem diretamente do rabino Meir, o Tosefta de R. Neemias, a Sifra Ieudá Rabi, eo Rabino Simon Sifrei, mas todos eles tiveram Akiba como modelo em suas obras e seguiram o seu método (discutido Sinédrio 86a) 5-O mundo é julgado com bondade, mas tudo depende mais de nossas ações. "(Pirke Abot Cap. 3:18)
  • Volte ao menu!
  • Livre arbitrio

    6- Tudo é fornecido, mas o homem tem o livre-arbítrio (Pirke Abot Cap. 3:18)
  • Volte ao menu!
  • Regras da vida :

    7- Zombaria e leviandade levar um homem à imoralidade. A tradição é como uma cerca para proteger a Torah, salvaguardando Charities riqueza, os votos levar a abstinência, enquanto o silêncio conduz à sabedoria. (Pirke Abot Cap. 3:17)

    Modestia:

    8- Irmãos da casa de Israel, escuta. Não é porque eu sou um estudante você deve comparecer em grande número; Eu aprendi que não há mais pessoas. Não porque ele é um homem rico, porque há um monte de pessoas mais ricas do que eu. O povo do Sul Akiba sei, mas como muitas pessoas da Galiléia me conhece?. Os homens sabem me, mas como muitas mulheres e crianças me conhece?
  • Volte ao menu!
  • Refere-se o talmud FÉ:

    9- Raban Gamliel, Rabi Eleazar ben Azarya, o rabino Yehoshua e Rabi Akiva subi outra vez a Jerusalém . Chegando em Hazofim Har (Monte Scopus), rasgaram as suas vestes de luto. Então, quando eles chegaram ao Monte do Templo, eles viram uma raposa emergente do local de SACTA Sactorum. Eles começaram a chorar rabino Akiva que riu menos. Eles perguntaram: Por que eles estão rindo, e ele pediu que vocês, por que chorar? Eles responderam: Este é o lugar em que está escrito "eo estranho que se aproxima deve morrer" (Bamidbar 1) e agora raposas pode andar por lá, como vai llorar.Rabi Akiva respondeu-lhes por rio, como está escrito em Yeshayahu 8 «I irá atestar fiéis testemunhas, a Urias sacerdote com Zejatria e ben Yebarjihu '. Nossos sábios perguntaram por Uria é colocado ao lado de Zacarias? Uriah viveu durante o Primeiro Templo eo Segundo Templo em Zacarias. A razão é que eles estão conectados o verso com a profecia da profecia de Zacarias Uria. Uria está escrito (Mija 3) "Por esta razão, por causa de vós, Sião será lavrada como um campo, Jerusalém se tornará um monte de entulho e do Monte do Templo será como montanhas cobertas de floresta."
  • Volte ao menu!
  • Em Zacarias está escrito (Zacarias 8-4) "Então, você disse que o Deus dos exércitos, ainda vai colocar mais velhos nas ruas de Jerusalém e do homem com a mão em seu apoio para a sua longevidade. E as ruas da cidade será preenchido com crianças que brincam nas ruas. "Até que a profecia não se cumpriu Uria temia que não iria cumprir a profecia de Zacarias, mas agora que a profecia de Urias foi cumprida, é profecia de Zacarias será cumprida. Eles disseram: "Akiva, nós consolados" Uma raposa uma vez estava caminhando ao longo da margem de um rio, e viu o peixe nadando de um lado para o outro. "O que você está fugindo?", Perguntou o peixe. "Nós escapou das redes do pescador", eu respondi. "Então venha e fique comigo na terra seca", disse a raposa. O peixe que respondeu: "Para você é aquele descrito como o animal mais inteligente?, Não somos espertos, mas boba. Se aqui na água que é o lugar onde vivemos estamos em perigo, quanto mais estará na terra seca, onde morrer de seguros. "
    O mundo inteiro não era digno do dia esta canção sublime foi dado a Israel." (Mishná yadayim 3:5).
  • Volte ao menu!


  • Um comentário:

    1. Nossa que interessante, eu não sabia nada sobre isso. Bacana mesmo!
      Bjos

      ResponderExcluir