Pascoa judaica é igual a pascoa cristã? 14 de Nissan /23 de abril a 22 de Nissan/ 30 de abril

Cultura Judaica/Israelense
Antes de começarmos vamos a uma consideração. Não estou aqui com o  Fazendo se conhecer  para mostrar uma verdade absoluta de uma fé, e sim estou aqui para mostrar a cultura de um povo, na qual ainda existe, pois o judaísmo não é uma fé, nem religião para se  fazer proselitismo indiscriminado ok queridos leitores . Então vamos a postagens:
    A pascoa Judaica nada tem haver com a pascoa cristã, como prega a filosofia judaico cristã que é uma forma do cristão ver o mundo judaico que não conhece, ou que conhece muito pouco.
    A cristã só recebeu o nome de pascoa por se referir a morte do cristo no mesmo período, porém a significado real judaico para palavra pascoa/pessach esta intrínseco no próprio significado da palavra e é bem diferente.

   Pascoa em hebraico significa salto, representa que o anjo de D´us saltou as casas dos judeus no Egito e atingiu apenas os filhos primogênitos dos egípcios. "A ultima e mais terrível praga do Egito". (Êxodo) 
    Outra diferença esta na data em si, por seguir o calendário gregoriano(solar) os cristãos, no geral os ocidentais comemoram a pascoa em dias específicos a este calendário, enquanto que os judeus que seguem o calendário lunar tem uma contagem de dias diferente. O exemplo é esse ano de 2016, onde a pascoa cristã caiu próximo da festa de Purim "festa do Livro de Ester" e não na Pascoa/Pessach Judaica que foi dia 23 a 30 de abril! sempre no dia 14 de Nissan o primeiro mês do ano religioso judaico. Primeiro mês do ano? como assim? Isso mesmo primeiro mês, mas isso é assunto cívico para hoje, outro dia quem sabe. e Fique pode dentro do  Fazendo se conhecer . Um abraços a todos e continuem por aqui.

Cuidado! um erro de contexto muda todo um conceito, e um erro de conceito menospreza culturalmente uma nação.
Veja mais em Fazendo se conhecer!


4 comentários:

  1. òtimas informções amiga! Ninguém melhor que você para nos fornecê-las! Conheço os costumes cristãos e sei que os judáicos diferem dos nossos, mas os propósitos são bem semelhantes! Feliz páscoa pra você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è que historicamente sendo a igreja uma extensão do Imperio romano, todos os povos e territórios que este conquistou, deles foi retirado algo, vou te dar 2 exemplo, o Solideo que o padre usa era o um Kipa judaico, o candelabrio usado na igreja é o menorah judaica. A igreja pegou o item da cultura e colocou um utilização diferente, ou seja são semelhantes material pelos itens, mas a função desses são totalmente diferentes!

      Excluir
  2. Amei saber um pouco mais do Pessach amiga! Eu amo a cultura judaica e o povo judeu , acho lindo o significado das festas tanto do Pessach quanto do Purim , ambos representam de certa forma o livramento de Deus ao seu povo ,Pessach = Os livrou do Egito e o Purin = Os livrou do inimigo ( Hamã ) . Acertei ou estou enganada ? Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrsrsr Pessach tem tantos significados, mas ao pé da letra seria mesmo "Salto" porque deus saltos as casa dos hebreus e matou apenas os primogênitos dos egípcios. E Purim é isso mesmo nos livros do danado do Haman que fez um sorteio"purim" do dia em que os judeus iriam ser mortos.. Que bom ver você por aqui. Amo quando veem esse meu cantinho!
      ✡✡Blog Encantado: Atellier Com Mãos de seda ✡✡

      Excluir