Fazendo se conhecer - Jerusalém/Yerushalaim e Sião/Zion estão realmente no céu!



    Olá Amigos! Temos nesse blog postagens "Fazendo-se conhecer" onde você conhece um pouco do imenso mundo Israelense/Judaico/bíblico e contemporâneo das escrituras explicando algumas coisas simples, como o contexto da época e do povo, em um aspecto histórico e cultural.
  Nada melhor do que saber um pouco do contexto para entender algumas curiosidades sobre um outro povo na qual não conhece.
    Quantas vezes você leu ou ouviu dizer (Subir a Jerusalém) ou algo parecido? Isso é dito a milênios  e com o passar do tempo seu significado foi mudando, assim como vários outros ditados e palavras. Mas porque das pessoas se referirem a Jerusalém/Yerushalaim  ou a Sião/Zion como fosse o céu até hoje? isso mesmo céu aquele se propaga acima das estrelas?!
    Os Antigos, digo os antigos mesmo, aqueles dos seculos até milênios atras em Israel/Bíblico" Antigo testamento/Tanach", quando se referiam a esses dois lugares falavam que iam subir a Jerusalém, ou subir a Zion/sião, mas porque subir? Bem Jerusalém e Sião são nas alturas mesmo, é uma região geográfica de Israel consideravelmente  alta.
   Tel Aviv uma das cidades principais de Israel, esta apenas a 44m acima do mar, mas, em quanto as regiões baixas de Israel tem em media 185m acima do nível do mar, ao subir a Jerusalém vai aumentando a chegando a até quase 800m acima do mar. (Isso é uma subida em tanto não é em um pais que tem um tamanho menor que Sergipe?)

Vejam alguns versículos/Passuk que se referem a subir a Jerusalém ou Sião, Não precisa ler todos os versiculos, leia apenas se quiserem, a intenção é mostrar as subidas a jerusalém.

E acontecerá que, todos os que restarem de todas as nações que vieram contra Jerusalém, subirão de ano em ano para adorar o Rei, o Senhor dos Exércitos, e para celebrarem a festa dos tabernáculos.
Zacarias 14:16 

Três vezes no ano me celebrareis festa. 
Êxodo 23:14 (Todo o povo subia a jerusalém para comemorar as festa, e la até hoje ainda sobem)

E, na tua festa, alegrar-te-ás, tu, e teu filho, e tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas.
Deuteronômio 16:14  (Todo o povo subia a jerusalém para comemorar as festa, e la até hoje ainda sobem, em todas as festas Israel se enche de Judeus de toda parte do mundo)

Toda e qualquer família da terra que não subir a Jerusalém para adorar o rei, Senhor dos exércitos, não receberá chuva! Zacarias 14:17

Davi convocou todo o Israel em Jerusalém, para fazer subir a arca do Senhor ao lugar que lhe havia preparado. 1 Crônicas 15:3 (o templo onde cita que era onde o senhor estava era em Jerusalem no monto Sião/Zion)

Se a família do Egito não subir nem vier, não haverá chuva para ela, mas será ferida com a praga com que o Senhor ferirá todas as nações que não subirem a Jerusalém para celebrar a festa dos Tabernáculos. Zacarias 14:18 (Proclamação para que os judeus de qualquer nação do mediterrâneo fosse a Jerusalém)


"Em todas as festas deve-se subir a jerusalém, festas essas que são a Páscoa, Shavu'ot e Sukkot" pois é sempre na capital que as festas são bem mais festejadas. Isso não é citado apenas no Antigo Testamento "Livro Judaico",  mas também no livro cristão o NT citado pelos discípulos de Jc e onde é citada as mesmas subidas, e também mencionado a nova Jerusalém de Isaias, que é onde a presença de D´us  o criador do universo ira repousar em Jerusalém, e é novamente naquela ali em Israel a 800m do nível do mar.  "Pesquise Isaias 65:17 -18-19 mas leia o capitulo inteiro se não você não vai entender nada..

  As festividades sempre foram um dos principais eventos de união do povo hebreu, onde todos se reuniam vindo do mediterrâneo, e se reúnem ainda para subir a Jerusalém para comemorar, quem não pode ir vai em uma comunidade próxima, é um momento tão importante que o dizimo e guardado todo o ano, para só entregar quando for subir a Yerushalaim/Jerusalém em uma das 3 principais festividades.
  E então a Jerusalém onde será já que ela esta, se não ali em Israel desde os tempo remotos das escrituras bíblicas que a citavam? E onde é Sião senão ali, pois é, no monte do templo?

_________________________________________________________
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda  amo historia , antropologia, etnobiologia, genética, animes e conhecimento  - Artesã por paixão

7 comentários:

  1. Muito conhecimento bíblico, é bom a gente ter mais um pouco de entendimento do significado disso tudo. Parabéns pelo post.bjssss

    ResponderExcluir
  2. oi!
    Parabéns pela bela postagem :D
    Jerusalém é muito lindo, tenho muita vontade de ir conhecer.
    bjo

    ResponderExcluir
  3. Oi Midian!
    Tenho aprendido muito sobre Jerusalém, seu povo e as festas da época. Tem uma rádio aqui em Sampa, 92,5FM, da Paz e Vida que o pastor Juanribe Pagliarin além de fazer abençoadas pregações, dá uma aula de história, nos situando no tempo de tudo. Adoro aprender!
    Obrigada pelo carinho que deixou lá na caverna.
    Abraços esmagadores e feliz final de semana.

    ResponderExcluir
  4. Tudo que li é novo pra mim, pois nunca fui muito ligada a esse tipo de assunto devo confessar.
    Mas a cada vez que visito teu cantinho sempre aprendo um pouco e isso é muito legal!
    Gosto dos teus textos Midian, pois abrem minha mente para algumas coisas que muitas vezes tu só sabe pelo disse me disse ...

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  5. Oi Midian, eu sou meio leiga no assunto, mas vindo aqui e lendo sua postagem vejo que aos poucos estou aprendendo mais...
    Bjuss e um ótimo final de semana...

    ResponderExcluir
  6. Sou louca para conhecer Jerusalem mais ainda nao tive a oportunidade.

    ResponderExcluir