Halloween Costume ideas 2017

Maricá: Praias de Jaconé é tombada pelo Governo do Estado

A Praia de Jaconé, em Maricá, foi tombada através de decreto assinado pelo Governador do Rio Luiz Fernando Pezão. A praia reúne as ‘beachrocks’, formações geológicas formadas  pelo agrupamento de sedimentos marinhos e que, por milhares de anos, acumulou vestígios de alterações pretéritas do nível médio do mar.

Ameaçada pelo projeto do porto do pré-sal, chamado de Terminal Ponta Negra, a praia é um
sítio arqueológico de grande valor científico, descoberto pelo naturalista inglês Charles Darwin (1809 – 1882) em 1832, autor da Teoria da Evolução das Espécies e um dos cientistas mais respeitados da história. A informação é da coluna de Ancelmo Gois, do Jornal O Globo.

Geoparque

A importância histórica e cultural é evidente. Com o passar dos anos e com pesquisas arqueológicas realizadas na região foram descobertos seixos de beachrock nos sambaquis da Beirada e de Moa, também em Saquarema, mostrando que este material já era conhecido do homem pré-histórico há mais de 4000 anos A.P.

Segundo a Universidade Federal do Rio de Janeiro, o local é um patrimônio geológico do tipo geomorfológico, sedimentar, paleoambiental, petrológico e estratigráfico, além de arqueológico e contextualizado na história da ciência.
Quer seguir o blog? Vá até o blog principal clicando aqui!.

Postar um comentário

Conheçam nosso trabalho de arte!

[Arte][gallery2]
[Judaismo][slider2 fade]

Midian LSF

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget