Halloween Costume ideas 2017

Células-tronco em debate: Dr. Shimon Slavin responde


Morashá: O que são, exatamente, células-tronco e qual a sua origem?


Dr. Shimon Slavin: São células que podem ser caracterizadas por duas propriedades: a) podem replicar-se de tal forma que seu núcleo permanece produtivo; e b) à medida que se dividem e amadurecem, podem desenvolver-se em outros tipos de células. Quando se fala em células-tronco, geralmente se tem em mente um dos seguintes tipos: células-tronco embrionárias, que são as que formam o organismo inteiro após a fertilização; ou células-tronco adultas, localizadas na medula óssea. Na prática médica diária, as células-tronco são as derivadas da medula óssea ou do sangue do cordão umbilical; ou as que podem ser transplantadas da medula óssea para o sangue e nele colhidas. São células que podem ser usadas na clínica médica para uma variedade de indicações. As embrionárias ainda se encontram em fase de pesquisa, podendo levar vários anos até que possam ter aplicação clínica.

Morashá: O que compreende a pesquisa das células-tronco e qual o seu propósito?
Dr. Slavin: A pesquisa das células-tronco é uma das ciências básicas na biologia e requer estudos em vários aspectos da biologia celular, por um lado, e de sua potencial aplicação terapêutica, por outro.
Morashá: De onde se originou a pesquisa neste campo?
Dr. Slavin: A pesquisa se originou no fato de ser uma das questões mais importantes na biologia, por ser, em circunstâncias normais, a origem das células que crescem no corpo humano. Recentemente, tem-se até alegado que há células-tronco nas células cancerosas; e que estas seriam as que resultam em uma contínua proliferação de células cancerígenas, em portadores da doença. Isto explicaria, em parte, a dificuldade em se eliminar células cancerígenas, simplesmente porque muitas das células-tronco estão na fase quiescente do ciclo celular. E é muito mais difícil matar uma célula quiescente, pois a maioria dos agentes quimioterápicos afetam com maior eficácia as células em processo de divisão do que as que estão em repouso.
Morashá: Por que se considera tão importante para o avanço das Ciências a pesquisa com as células-tronco?
Dr. Slavin: A pesquisa das células-tronco é importante porque estas últimas são essenciais para a compreensão do fenômeno biológico e de seus diferentes sistemas. Além disso, seu uso é essencial para a cura de muitas enfermidades, malignas ou não, sem outra opção de cura.
Morashá: Atualmente, a pesquisa com as células-tronco está sendo usada para o tratamento de alguma enfermidade? Que eficácia demonstrou ter, até o momento, a sua aplicação?
Dr. Slavin: As células-tronco podem ser usadas na cura de múltiplas enfermidades, com um denominador comum: sua única alternativa de cura é o transplante de células-tronco. Há uma enorme gama de doenças causadas por deficiência nessas células (por exemplo, uma grave anemia aplástica ou uma profunda imunodeficiência) ou por deficiência do produto das células-tronco (como as deficiências enzimáticas produzidas por células derivadas de células-tronco, tal como o mal de Gaucher e a síndrome de Hurler). Ademais, o transplante dessas células pode substituir células-tronco anormais em diversas doenças genéticas - como as hemoglobinopatias, em que as células vermelhas anormais são produzidas com pouca expectativa de vida, como na talassemia beta maior ou na anemia da célula falciforme.
Fonte
Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão

Postar um comentário

Conheçam nosso trabalho de arte!

[Arte][gallery2]
[Judaismo][slider2 fade]

Midian LSF

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget