Halloween Costume ideas 2017

Intestino, nosso segundo cérebro

           O órgão responsável por digerir e absorver os nutrientes também tem neurônios e produz 92% da nossa serotonina.

          A serotonina, hormônio responsável por produzir a sensação de bem-estar, além de outras funções, sempre teve a sua produção associada ao cérebro. Pesquisas sobre o intestino descobriram que esse órgão, sempre associado à digestão e absorção de nutrientes, é o principal produtor da serotonina.
        "Cerca de 92% de toda a serotonina do corpo humano é produzida no intestino", afirma o médico Flávio Quilici, gastroenterologista e coloproctologista, cirurgião e professor titular de cirurgia na PUC de Campinas e presidente da Federação Brasileira de Gastroenterologia.
        O médico explica que o papel do intestino vai muito além do que estamos acostumadas. "Ele é considerado o segundo cérebro porque descobriram que há 100 milhões de neurônios no intestino conectados com o cérebro e mais de 70% das células de defesa do nosso corpo", diz.
       As pesquisas mostram que, para aumentar os níveis cerebrais de serotonina, é preciso ingerir alimentos que estimulam a produção de substâncias que dão origem ao hormônio. Por exemplo, se comemermos alimentos ricos em cálcio, no intestino, eles vão estimular a produção de aminoácidos precursores da serotonina.
         Segundo o médico, é importante ressaltar que a função da serotonina vai além do bem-estar. É um neurotransmissor que atua no cérebro, regulando também o humor, sono, apetite, ritmo cardíaco, temperatura corporal, sensibilidade a dor, movimentos e as funções intelectuais. Se o intestino não funciona bem, pode interferir na produção desse importante hormônio.
         Para o intestino funcionar de maneira equilibrada, é fundamental se alimentar bem e respeitar o fluxo evacuatório, ou seja, ir ao banheiro sempre que tiver vontade. Não reprimir a demanda.
         Por isso é que uma boa alimentação está diretamente ligada à sensação de bem-estar liberada pelo cérebro. Tudo começa no intestino.
         Escrevi sobre isso em Você não está sozinha: 2 em cada 3 mulheres têm problemas intestinais e O que comer para intestino melhorar.
          Procure se alimentar bem para manter a saúde do seu intestino em dia, produzindo muita serotonina.

Midian L.S.Ferreira - Bióloga, futura mestranda em Arqueobiologia, Empresária, amo Historia , Antropologia, Etnobiologia, Genética, Animes e sempre estou em busca constante ao Conhecimento  - e  Artesã por paixão

Comente aqui!

✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿✿
Por favor amigos e amigas do blog não aceitamos links inteiros nos comentários, e ficaria muito feliz se seu LINK seguisse ESSE SISTEMA ABAIXO, fica bem mais estético, e dá para colocar bem mais links.
<✿a href&=✿"LINK DO SEU BLOG"✿>✿NOME DO SEU BLOG✿<✿/a✿>

RETIRE TODAS AS '✿✿✿✿'; coloque o seu link e o nome do seu blog no lugar indicado que ira dar certo.
Agradecemos sua colaboração e compreensão

Quer seguir o blog? Vá até o blog principal clicando aqui!.

Postar um comentário

Conheçam nosso trabalho de arte!

[Arte][gallery2]
[Judaismo][slider2 fade]

Midian LSF

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.
Javascript DisablePlease Enable Javascript To See All Widget