Legislações biblicas ambientais - Você conhecia essas?



PARA MELHOR ENTENDER O CONTEXTO: SE NÃO LER O INICIO  NÃO VAI SABER DO QUE ESTOU FALANDO.
    Antes que se diga que as Leis ambientais são coisas recentes, venho através dessa postagem dizer que são bem mais antigas do que se imagina, derivando por volta de +-4460 a.e.c na Outorga da Torah (Gêneses, Êxodo, levítico, números e deuteronômios). 
    Para de você se adentrar no texto, primeiro veja algumas denominações de palavras para que você possa entender corretamente. 
    Dentro do contexto bíblico, uma palavra possuem vários significados, e como ela tem origem em outra cultura "Hebraica" a compreensão fica bem pior.
  No texto das leis você ira ver 2 ou 3 palavras bem terríveis para compreensão de algumas pessoas que relaciona logo a demônios/paranormalidades/espiritualidade/inferioridade ou depreciação, e uma delas é "IMUNDO/IMPURO" esta palavra dentro do contexto dessas leis/mitzvah proibitivas, significa misturado , outra palavra relacionado a mesma coisa é"ABOMINAÇÃO" que para ser mais claro e compreensível significa no contexto proibido e não pode ser de maneira nenhuma tocado.
  Depois de todo um contexto explicado, vamos ao que interessa, essa é só uma deixa de leis ambientais antigas que muitos não conhecem contidas no  VAICRÁ o conhecido livro de Levítico.

No livro de Vaicrá/Levítico alguns animais são considerados imundo/impuros e abominações  ou seja que não podem ser tocados pelo ser humano para usufruto, seja para se alimentar ou tirar lucro  dele. 
Então se você vir em um texto bíblico que o animal é impuro ou abominavel isso significa  que ele é um animal proibido de fazer qualquer tipo de coisa. Você não pode mata-lo, come-lo, usa-lo para nada, e deixe-o na natureza como esta pois ele tem um papel a ser cumprido não prejudique-o. Veja contidos nos trechos a abaixo:


...Ouriço cacheiro, e o lagarto, e a lagartixa, e a lesma e a toupeira.  (Vaicrá/Levítico 11:30)

A águia, e o quebrantosso, e o xofrango,e o milhano, e o abutre segundo a sua espécie. Todo o corvo segundo a sua espécie, E o avestruz, e o mocho, e a gaivota, e o gavião segundo a sua espécie. E o bufo, e o corvo marinho, e a coruja,

E a gralha, e o cisne, e o pelicano, E a cegonha, a garça segundo a sua espécie, e a poupa, e o morcego.(Vaicrá/Levítico 11:13-19)
o camelo,  (Vaicrá/Levítico 11:4)
o coelho (Vaicrá/Levítico11:5)
a lebre (Vaicrá/Levítico11:6)
o porco  (Vaicrá/Levítico11:7) todo o réptil ( Vaicrá/Levítico 11:42) todos conforme a sua espécie

Esses citados aCIMA são somente uma amostra. Existe outras considerações quanto a  indicação de qual animal pode se tocar ou não, ou pode se comer ou não como: Para fazer diferença entre o imundo e o limpo; e entre animais que se podem comer e os animais que não se podem comer. VAICRA/Levítico 11:47
Abra sua mente! Sou um animal e minha vida também tem valor!
Vaicrá

Nenhum comentário