Deusa Aostera "Ovos de Pascoa"


   Você Conhece a deus Austera? Presumo que não, Ela era uma deusa cultuada pela cultura anglo-saxônica, nos países nórdicos, cujo período mais conhecido de culto, foi nos 3 primeiros seculos E.C., seu culto é mais antigo que isso, porém a falta de estudo sobre, a faz ser conhecida pelos historiadores mais nessa época.   Era uma deusa na qual seus adeptos a visualização com OVOS nas mãos deslumbrando um coelhinho a saltitar. Era considerada deusa da primavera e da fertilidade e conhecida também como esposa do deus Odin. (PERRONE, 2011)
   Em meados de 325 d.C o Concilio de Niceia conclamado como o inicio da igreja romana, teve como presença os regentes das regiões dominadas até então pelo Império romano que decaia. Nesse momento foi introduzido costumes de vários povos que estavam sobre domínio para chama-los a serem adeptos do Império que transitava entre a queda e se transformava do Império Romano para a religião "cristã" ao poucos. (LENZENWEGER, 2006)
   Um dos costumes foram a introdução como cultura cristã, dos Ovos que eram pintados com a imagem do cristo e Maria sua mãe. Com o crescimento do status da igreja os mais ricos mandavam fazer ovos de ouro encravados com pedras precisas para presentes.

ne   Há quem diga que o ovo é um dos símbolos principais do Judaísmo, e que é dessa cultura que provem costume, porém para o judeu ele é apenas um alimento da mesa de Pascoa/Pessach para refeição, e o coelho é um animal impuro "não se pode comer" além de ser uma festa cujo sentido é totalmente diferente.

   Com o desenvolvimento da culinária nos últimos seculos os ovos passaram a ser feitos de chocolates como hoje vemos.



PERRONE, EDSON - Entre o Céu e a Terra - Origem do universo, da terra, da lua e do tempo - Vila Velha: Grafer 2011


 Por LENZENWEGER, Josef et. al. História da Igreja Católica -2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário