Conselheiro do Rei Fernando de Aragão o Don Manuel

Postagens - Fazendo se conhecer
Achei esse incrível texto  de Fernanda Almeidae resolvi compartinhar aqui com voçês somente para aquisição de conhecimento historico que em sua grande maioria desconhece.

"Na época da expulsão dos judeus da Espanha, inúmeros judeus fingiram converter-se ao catolicismo para salvar suas vidas e as escondidas mantinham seu judaismo , entre eles estava o , conselheiro do Rei Fernando de Aragão o Don Manuel
.
Por fim, a Inquisição descobriu que Don Manuel era na verdade um judeu praticante, e ele foi condenado à morte na fogueira.
Na hora da punição de Don Manuel, o próprio Rei Fernando compareceu para presenciá-la. O soberano que devia muitos favores aos serviços prestado por Don Manuel ao seu Reinado , ofereceu a ele a Don Manuel uma última chance , e disse o rei, "Se me prometer que irá tornar-se um bom católico e jamais adotar novamente quaisquer práticas judaicas, pouparei sua vida."
Don Manuel olhou em volta freneticamente e começou a gritar: "A corrente! A corrente! Como pode uma corrente ser quebrada?"
" È Impossivel quebrar a corrente!"
"Que corrente?" perguntou o Rei Fernando de Aragão . "Não há corrente alguma te segurando."
"A corrente!" gritou Don Manuel. "A corrente que me liga a meus pais Avraham, Yitschac e Yaacov (Abraão, Isaac e Jacó) - como pode a corrente ser quebrada? Como posso concordar em permitir que aquela corrente seja quebrada?"
Então, com Shemá Yisrael nos lábios, Don Manuel caminhou para a morte
".

Nenhum comentário:

Postar um comentário