Gravidez gemelar

Gravidez Gemelar

A gravidez gemelar consiste no que se diz gravidez de gêmeos, que geram não só um individuo mas dois ou mais. Esses individuos podem ser identicos  ou não disso vai depender de qual tipo de gravidez gemelar é. Vejamos:
..........Existe os bebês  gêmeos fraternos quando formados a partir de dois óvulos, quase sempre de placentas diferentes também e não dividem o mesmo saco amniótico. Os gêmeos nascidos desce tipo de gestação costumam não ter muita semelhaça entre si e, podem ter ou não o mesmo tipo sanguíneo e ser de sexo diferente, esse tipo de gêmeos podem ser chamados também de bivitelinos.




....... Já os gêmeos idênticos ou univitelinos acontecem quando um óvulo apenas é produzido e fecundado por um único espermatozóide, que se divide em duas partes de células totalmente completas, dando origem aos gêmeos idênticos. Podemos dizer que irmãos gêmeos são clones um do outro, pois possuem o mesmo genoma. Os gêmeos idênticos ou univitelinos podem ser chamados também de monozigóticos.


........ Mas, existem também, em casos mais raros, os gêmeos xipófago ou siameses, como são mais conhecidos. Esses são formados também a partir de um único zigoto, porém o disco embrionário neste caso não chega a se dividir por completo, como na gestação de gêmeos idênticos, com isso os gêmeos gerados por este tipo de gestação estarão ligados por uma parte do corpo ou, com alguma parte comum entre os dois. (São os gêmeos pagos (siameses), unidos. Ocorre quando a divisão acontece após o 13º dia de gestação.Pode ocorrer a divisão em λ e divisão em Y)
Vidas compartilhadas


Os gêmeos xifópagos ou siameses são gêmeos monozigóticos unidos por alguma região do corpo. Os vários tipos diferentes de gêmeos xifópagos são classificados pela área onde a ligação está localizada:

•Terata catadídimos se refere a gêmeos que são unidos pela parte inferior do corpo ou que podem aparentar dois corpos na parte superior e um corpo na parte inferior.
•Pigópagos, de costas, unidos pelas nádegas (cerca de 19%)
•Isquiópagos, unidos pela região pélvica (cerca de 6%)
•Dicéfalos, um corpo com duas cabeças separadas
•Diprosopos, um único corpo e uma única cabeça, mas com dois rostos


..............Mas, seja qual for o tipo de gravidez gemelar os cuidados devem ser redobrados, já que se trata de uma gravidez muito mais delicada. Assim sendo, o mulher deve visitar o seu ginecologista com mais freqüência durante a gestação, para que no caso de algum problema o médico já posssa intervir com mais agilidade e precisão. Tomando os cuidados necessários a gravidez gemelar pode ser tão tranquila quanto uma gestação de apenas um bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário